domingo, 20 de janeiro de 2019

Arroz e Feijão


Toda vez que vamos receber alguém do Brasil é sempre a mesma história.
Grande excitação e muita organização. 
Organiza roteiro, organiza viagens e planeja comidas.
Nessa hora eu sempre fico perdida porque o povo pensa que aqui é uma grande vila e mesmo a França sendo pequena em extensão territorial e abertura de espirito, diga-se de passagem, cada região defende bravamente sua culinária.
Sou boa em lista e talvez não tão boa em superar expectativas, mas pra me dar uma ajudinha e de quebra te dar umas dicas vou deixar aqui uma lista do que você pode ter como opção no menu da sua trip pela França/Paris.
Eu já testei com a família e funcionou.

Noix de Saint Jacques


No Brasil é conhecido como vieiras e se trata de um molusco de carne branca. É saboroso, sofisticado e o número de receitas e preparações tendo vieiras como base pode chegar ao infinito. Eu particularmente nunca tinha comido no Brasil, e tenho informações que o preço está pela base de um Iphone nas terras de Cabrália. Então aproveite! Um risoto de vieiras na França não custa mais de 20 dinheiros.

Quiche


Uma grande omelete com bacon e massa folhada. Porque omelete? Você vai remarcar que tenho tendência ao simples e as variações aqui, como com o ingrediente anterior, podem chegar ao infinito. Tem quiche de tudo quanto é jeito e cor e sabor e preço. Você por comprar partes ou inteira ou ainda se estiver hospedada-o num airbnb, pode preparar a sua.

Moule e Frite


Outra coisa que eu ainda não tinha comido no Brasil, não preparada a la francesa e que aqui você encontra facilmente por apenas 10 dinheiro. Quer mais? Ela vem numa big panela, você pode comer com a mão e se escolher passear pelo Sul pode encontrar restaurantes especializados em moule et frites com os mais diversos molhos.

L’aïoli


Simples e generoso como quase toda cozinha provençal. Legumes cozidos no vapor, peixe (usualmente bacalhau) igualmente preparado no vapor e uma maionese caseira a base de alho. Esse prato em restaurante serve até duas pessoas e seguimos na mesma vibe econômica, em média 20 dinheiros. =)

Tapenade


Patê de azeitona. Porque o mediterrâneo é a casa das oliveiras há pelo menos 5 mil anos. E contra história não há argumentos.


Salade niçoise


Esquece a americanizada caesar. A pegada aqui é outra. Folhas verdes, batata, um peixinho (anchova, normalmente) rabanetes, azeitonas, enfim, toda delicia da Provença no mesmo prato. Regada a azeite e vinagre.

La Bouillabaisse


Um guisado de peixe regado a vinho branco, azeite, açafrão, alho e muitas ervas aromáticas.
Na hora de servir ele se transforma em dois pratos, o caldo servido de um lado e peixes e legumes do outro. Existe toda uma lenda em torno desse prato. Escritores gregos argumentam que, por volta do ano 600 A.C., os fundadores de Marselha levaram consigo da Grécia a receita de uma sopa de peixe conhecido como kakavia, que serviu de base para futura bouillabaisse. Não se sabe ao certo com precisão a origem definitiva, mas de qualquer forma degusta-la é uma experiência maravilhosa. Por 70 dinheiros (aqui no Sul) comem duas pessoas.

E é isso pessoal, cruj tchau!

Lembrando que nada disso é indispensável ou fundamental.
Essa é uma pequena lista que pode guiar suas papilas pelas ruas de qualquer cidade francesa, ou não. 
Se não rolar de comer algum desses pratos citados, sua viagem não será perdida. 
Não se limite.



Nenhum comentário:

Postar um comentário