sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Auriculoterapia


Minha vida anda bem movimentada. Escola, trabalho, trabalho, escola, entre outras coisas!!
Estou estudando duas coisas maravilhosas no momento e melhores virão. rs
Estética e Auriculoterapia são as "sensações do momento".
Vou falar um pouquinho de auriculo, que me encanta muito, além de ser um tratamento que eu já experimentei e logo logo estarei oferecendo aos meus futuros clientes.

Um pouco de história pra começar.
Auriculoterapia é a técnica de análise e tratamento reflexológico por meio de estímulos no pavilhão auricular.Sua origem data de milênios, tendo sido encontradas pinturas egípcias descrevendo o seu uso como anticoncepcional e para tratamento de ciatalgia (dor no nervo ciatico), além de citações em tratados chineses e persas; Hipócrates, considerado o pai da medicina ocidental, detalhou a analgesia para nevralgias odontológicas, faciais e ciáticas.
Mais recentemente, no século XVII, o português Zacutus Lusitanus, em seu livro Zacuti Lusitani praxis medica admiranda, descreve seus tratamentos auriculares, o mesmo se dando com Valsalva, em De Aura Humana tractatus, em 1717, sendo que até a metade do século XIX são encontrados dezenas de artigos em revistas médicas relatando casos de sucesso, tendo, entretanto, caído em esquecimento até os meados de 1951, quando o médico francês Paul F. M. Nogier iniciou suas pesquisas, dando tamanho grau de desenvolvimento à técnica, que passou a ser considerado o “pai da Auriculoterapia”.

Acupunturista e quiropata, ele notou que diversas pessoas que sofriam de dor ciática tiveram seus sofrimentos cessados com cauterizações na orelha feitas pela “leiga” madame Barrin. Esses resultados empolgaram Nogier, passando ele a observar que na orelha há regiões doloridas espontaneamente ou ao toque, sempre que no corpo também houver dor.
Verificando a ocorrência dessas regiões, culminou por observar que elas pareciam desenhar uma forma fetal invertida no pavilhão auricular. Com o correr das pesquisas, foi-se mapeando a que zona corporal correspondia cada porção da orelha, tendo sido publicadas na década de 50, as suas conclusões iniciais e seus tratamentos por estímulos de agulhas na aurícula, com grande repercussão entre os acupunturistas, pois estes já estavam acustumados a esse tipo de instrumento. 




Tal sucesso chegou até a China, que rapidamente levantou um mapeamento auricular, inundando a Europa com suas orelhas de plástico e "posters" de “auriculo-acupuntura”. Tudo isso contribuiu para que se confundisse a Acupuntura com essa "nova" técnica, mas as diferenças são gritantes: enquanto para primeira, os pontos existem o tempo todo, quer sirvam para tratamento ou não, na orelha eles não existem, a princípio, só vindo a surgir em correspondência a um desequilíbrio no corpo, facilitando ao máximo a avaliação, tornando praticamente impossível de se errar.

Entre outras diferenças, como por exemplo anamnese (avaliação) pelo pulso ou pela língua para auxiliar no diagnósticos. 







O que se pode conseguir com a estimulação dos pontos certos é quase inacreditável.
Lógico que não faz milagres né!? Mas só a intenção de melhor e equilibrar o organismo trás muitos benefícios. Dores ou outros problemas crônicos podem demorar um pouco mais para se conseguir um bom resultado, mas uma melhora é sempre observada.

Disfunções energéticas e sistêmicas podem ser tratadas pela estímulação dos pontos correspondente aos meridianos do corpo, feitas com semente e agulhas (semi permanentes ou permanentes).

A auriculoterapia pode ser usada separadamente ou como um complemento da acupuntura tradicional sistêmica.

Resumo da ópera, a coisa é boa e funciona!
Como futura Terapeuta Holística, super recomendo. rs

Logo trago um post de Estética e de futuros cursos!



Karol

Nenhum comentário:

Postar um comentário