terça-feira, 16 de novembro de 2010

França

Que sofro de um amor passional pela França não é nenhum segredo. rs
E quase inexplicável, isso sim. Mas além de sua beleza natural, tenho a sensação de que o cheiro da cidade é algo magnifíco.
Li em um livro que cada pessoa e cada lugar tem sua palavra. Uma única palavra que a representa, que fala por si. No livro a palavra da Itália era sexo. Pra mim a palavra da França é "beleza". Ela reflete e representa o belo.
Não só por sua arquitetura brilhante, mas pela beleza em ser a França. rs (confuso eu sei...mas por falar em palavras a minha é "confusão"...rs)


Tudo bem que um cappucino na Champs Elysée é para os fortes. rs...
Mas vale cada centavo de euro!!


E o que é esse Museo não!? Pra mim, não deveria ser chamado de Museo, não faz jus a sua belissíma estrutura e obras. Deveria chamar Relicário...


Curiosidades sobre a França

Uma das atrações mais visitadas de Paris é um cemitério. O Cimetière du Père Lachaise possui túmulos de diversas celebridades, como o compositor Chopin, o codificador do espiritismo Allan Kardec, o escritor Oscar Wilde e o vocalista e líder da banda The Doors, Jim Morrisson, atraindo fãs e curiosos.

A Torre Eiffel causou uma grande polêmica na cidade ao ser inaugurada em 1889, para a Exposição Universal que celebraria o centenário da Revolução Francesa. Muitos parisienses - artistas, jornalistas e intelectuais - não gostaram da novidade, que chamavam de "chaminé de ferro". No início ela tinha licença para permanecer montada por apenas dois anos, mas foi ficando e conquistando cada vez mais o coração dos franceses.


Conflitos regionais

Corsica está localizada a 170 km ao sul da Côte d'Azur e tem montanhas e praias de areia fina; um cenário fotográfico ideal.
Porém, faz um tempo que surgiu um movimento de independência da região. Neste local, os separatistas não fazem guerras como as dos filmes com muito sangue. Na verdade, os atos de violência se restringem a danos de propriedades de vizinhos e uma prática corriqueira de assassinatos de galinhas!
Os turistas não precisam temer a violência no local, pois são muito bem recebidos. Contudo não vá lá fazendo comentários sobre a situação e, em hipótese alguma, leve o seu galináceo para passear no meio da rua!


Maior Construção

É a maior ponte do mundo já construida.
Com as marcas de:
2460 metros de comprimento
343 metros de altura
Pesa 400.000 toneladas, resiste a ventos de 210 kilômetros por hora, custou 300 milhões de euros. Localizada a sudeste da França, supera em altura a célebre Torre Eiffel. Desafiando as leis da física, ultrapassando a dificuldade ortográfica do valle do río Tarn, a ponte tem 2.460 metros de autopista A-75 para descongestionar o tráfego e diminuir em mais de 100 kilómetros a rota que conecta París com o Mediterráneo. Sete países europeos, entre eles Espanha, participaram de sua construção. O desenho da obra é do arquiteto británico Sir Norman Foster.
  

Assustador

As catacumbas de Paris - França formam um ossuário de 300 km de túneis subterrâneos, que apesar de uma proibição formal, nelas são organizadas festas atividades undergrounds. Desde o início do século XIX, “Les Carrières de Paris” (As pedreiras de Paris ou Subterrâneos de Paris, comumente conhecido como “As Catacumbas de Paris“), estão abertas ao público como uma grande atração turística da cidade.


Calcula-se que no ossuário, contenham os despojos de 5 a 6 milhões de pessoas.

Cabelos pintados

Em 1908 foi inventada a primeira coloração capilar, da qual derivam as tinturas. A primeira tentativa bem-sucedida de desenvolver uma tinta para cabelos segura a ser comercializada foi feita em 1909 pelo químico francês Eugène Schueller. Baseando sua fórmula num novo componente químico, a paraphenylenediamine, ele fundou a Fábrica de Tinturas para Cabelos Inofensiva. Um ano depois, Schueller escolheu um nome mais glamoroso para sua empresa: L’Oréal. Sua tintura mais famosa, Imedia, apareceu em 1927.

Diversos
-Entre as 8 da manhã e as 8 da tarde 70% das músicas tem de ser de artistas franceses.
-É proibido beijar alguém no metrô.
-É proibido batizar um porco com o nome de Napoleão.
-É proibido fotografar políciais e suas viaturas inclusive quando saiam em segundo plano.
 
Muito mais que apenas Torres e pontes...descubra esse pedaço de cultura e história!
Bonjour.

Karol

Um comentário:

  1. Gostei muito.
    Compartilho contigo esta paixão pela França. Parabéns pelo blog. Muito informativo.

    Obrigada pelo post.
    Boa noite ^^

    ResponderExcluir